VINHOS BRANCOS PRODUZIDOS COM UVAS TINTAS: É POSSÍVEL?

É comum associarmos vinhos brancos a uvas claras e vinhos tintos a uvas escuras, mas você sabia que é possível produzir brancos e rosés com uvas tintas? Sim, é verdade!

Esses vinhos são conhecidos como vinhos brancos de uvas tintas e vinhos rosés de uvas tintas.

Continue a leitura e descubra como isso acontece.

Afinal, como se dá a cor de um vinho?

As cascas. Isso mesmo.

Quando elas entram em contato com a polpa da uva, que é branca, durante o processo de fermentação, a mágica acontece e, no caso das frutas tintas, surge um líquido de cor avermelhada.

Ou seja, para produzir vinhos brancos com uvas tintas, basta separar a polpa das cascas!

Como é o processo?

A técnica utilizada para produzir esses vinhos é conhecida como prensagem direta, quando as uvas tintas são prensadas suavemente para extrair apenas o suco claro, sem contato com a pele ou as sementes. O suco é então fermentado normalmente, produzindo um vinho branco ou rosé.

Os vinhos produzidos a partir de uvas tintas têm uma acidez mais elevada e um sabor frutado mais intenso do que os brancos produzidos a partir de uvas claras.

Um exemplo de vinho branco produzido com uvas tintas é o Pinot Noir Blanc. Esta uva é normalmente utilizada para vinhos tintos, mas quando é prensada diretamente, resulta em um vinho branco refrescante e complexo, com sabores de frutas cítricas e notas de mineralidade.

Outro exemplo de vinho branco produzido com uvas tintas é o Blanc de Noirs, que traduzido do francês significa “Branco de Tinto". Este vinho é produzido principalmente na região de Champagne, na França, e é conhecido por sua riqueza, acidez e sabores de frutas vermelhas, como morangos e framboesas.

E os rosés? Também podem ser produzidos com uvas tintas?

Sim, podem! Os vinhos rosés de uvas tintas são produzidos de maneira semelhante aos brancos, mas as uvas tintas são deixadas em contato com as cascas por um período curto de tempo, o que resulta em sua cor rosada característica.

Viu só como o mundo do vinho é surpreendente! E se você quiser se surpreender ainda mais com o sabor e as sensações que essa bebida proporciona, acesse nossa loja e experimente os rótulos da Ca’del Profeta

Acesse nossa carta completa, clicando aqui!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Finalizar compra