VINHO ESTRAGA?

Confira como identificar, prevenir e salvar a sua taça.

Para os amantes de vinho, nada é mais decepcionante do que abrir uma garrafa com expectativas elevadas e se surpreender com um aroma desagradável e um sabor de vinagre ou acetona. 

Sim, um vinho pode estragar. Então siga a leitura para entender suas causas e como evitá-las para que cada gole se transforme em uma deliciosa experiência.

O que pode causar o estrago?

Primeiro, vale lembrar que o vinho é uma substância viva, sujeita a mudanças com o tempo e as condições de armazenamento. Além disso, a luz é um inimigo invisível. Os raios UV podem acelerar o envelhecimento e alterar as características da bebida. Mas as principais causas são:

  • Oxidação: Este é o vilão número um dos vinhos. Quando o líquido tem contato prolongado com o ar, especialmente se não estiver devidamente vedado, ele pode perder seu brilho e frescor, resultando em sabores horríveis.
  • Temperaturas Extremas: O calor excessivo pode cozinhar o vinho dentro da garrafa, levando a alterações irreversíveis no sabor e aroma. Por outro lado, o frio extremo pode fazer com que os componentes se separem, comprometendo a complexidade e a textura da bebida.

Sinais de um vinho estragado

  • Aroma: Ao abrir a garrafa, preste atenção ao cheiro. Um vinho saudável deve ter um aroma agradável e característico de sua variedade. Cheiros de mofo, papelão ou vinagre são sinais claros de deterioraçã
  • Cor e transparência: Observe a cor do vinho. Se um vinho tinto apresentar tons acastanhados ou alaranjados, isso pode indicar envelhecimento excessivo. Vinhos brancos que se tornam mais escuros também podem estar comprometidos.
  • Sabor desagradável ou desbalanceado: Um gole de vinho estragado muitas vezes revela sabores oxidados, amargos ou acentuados demais. Se a acidez estiver desequilibrada ou os taninos parecerem ásperos, é um sinal de alerta.

Prevenção e Cuidados

  • Armazenamento adequado: Mantenha suas garrafas em um ambiente fresco e escuro.
  • Posição correta: Armazene as garrafas deitadas para manter a rolha úmida, evitando a entrada de ar.
  • Controle da temperatura: Evite oscilações bruscas de temperatura, mantendo o ambiente estável.
  • Consuma no tempo adequado: A maioria dos vinhos não melhora indefinidamente com o passar dos anos. Fique atento ao período recomendado para o consumo.

Siga essas dicas para garantir que, ao abrir uma garrafa, ela tenha um sabor de celebração. Melhor ainda se ela guardar um dos vinhos da Ca’del Profeta.

Escolha seu rótulo clicando aqui e faça um brinde à nossa bebida favorita.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Finalizar compra