TANINOS: APRECIAR UM VINHO NÃO SERIA O MESMO SEM ELES!

Provavelmente você já dever ter ouvido expressões de que um vinho apresenta “taninos jovens” ou “taninos equilibrados”, correto? Pois saiba que isso não é conversa de enólogos, é química pura e uma das características mais importantes da sua bebida favorita.

Continue a leitura e vamos descobrir um dos segredos mais deliciosos e intrigantes das uvas.

O que são taninos? 

Taninos são componentes presentes na casca da uva, principalmente as tintas. São os compostos polifenólicos encontrados nas cascas das uvas, nas sementes e, em menor medida, nos engaços. 

No vinho, eles são os responsáveis pela sensação de secura na boca no momento da degustação, mas também podem provocar uma adstringência e amargor no paladar.

Entre as uvas mais tânicas estão:

  • Cabernet Sauvignon
  • Tannat
  • Tempranillo
  • Merlot
  • Malbec
  • Nebbiolo
  • Syrah

A importância dos taninos na produção do vinho

  1. Estrutura: Os taninos dão firmeza e estrutura ao vinho, contribuindo para a sensação de corpo e textura na boca.
  2. Envelhecimento: Os taninos têm um impacto significativo no potencial de envelhecimento do vinho. Ao longo do tempo, os taninos tendem a suavizar e integrar-se melhor, resultando em vinhos mais equilibrados e harmoniosos.
  3. Complemento à comida: Os taninos podem interagir com os sabores dos alimentos, tornando os vinhos tintos mais adequados para combinações com pratos ricos em proteínas e gorduras.
  4. Aroma e sabor: Além da adstringência, os taninos também podem contribuir para os sabores e aromas do vinho, proporcionando nuances como notas de chá, couro e especiarias.

A sensação de taninos pode variar dependendo das uvas utilizadas, do tempo de maceração e do processo de vinificação. Vinhos mais jovens tendem a ter taninos mais pronunciados, enquanto vinhos envelhecidos podem exibir taninos mais suaves e integrados.

Como identificar os taninos nos vinhos

Essa é a melhor parte: a degustação! No primeiro gole, procure espalhar a bebida pela boca.

Se você sentir uma salivação ao engolir, é porque o vinho tem uma acidez elevada. Agora, se a sensação for de secura, o rótulo apresenta bastante quantidade de taninos.

As harmonizações também promovem reações perceptíveis (e deliciosas!) no paladar. Especialmente as proteínas, como a carne vermelha suculenta. As sensações se realçam e proporcionam uma experiência gastronômica inesquecível.

 

Agora que já sabemos a teoria, vamos para a prática? Escolha os rótulos da Ca’del Profeta e tente identificar a presença dos taninos de acordo com as reações na sua boca. Com certeza esse momento de prazer que o vinho proporciona ficará ainda mais especial.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Finalizar compra