TAÇAS

     Nem preciso comentar sobre a minha relação com o vinho, não é mesmo Portanto, não é exagero nenhum afirmar que os meus vários tipos valorizam os aromas e outras características sensoriais da nossa bebida favorita. Mas, antes de apresentar minhas formas específicas para cada um, você sabe quais são as minhas partes? Basicamente, sou dividida em:

  • Bojo: é o local mais largo, abaixo da borda, onde o vinho é servido;
  • Haste: é aquela que sustenta o bojo, onde você deve me segurar;
  • Base: é a estrutura redonda que me sustenta.

     Agora, vamos descobrir qual tipo combina com o vinho que você quer apreciar.

Taça Bordeuax

     Tenho o bojo maior e a boca mais fechada para derramar o vinho na ponta da língua e valorizar o potencial gustativo, já que mantenho os aromas concentrados. Nesse formato, sou perfeita para vinhos tintos com maior concentração de taninos, como: Cabernet Sauvignon, Tannat, Merlot e Syrah.

Taça Borgonha

     Nesse caso, sou indicada para vinho tintos leves, como os da região da Borgonha. Meu bojo é maior e arredondado, para que o ar circule melhor e revele o aroma, derramando o líquido no meio e na ponta da língua. Harmonizo perfeitamente com o Pinot Noir.

Taça de Vinho Branco

     Tenho o bojo menor para valorizar as notas frutadas e a haste um pouco mais alta para que o calor das mãos não interfira na temperatura do líquido.

Taça de Vinho Rosé

     Sou uma taça menor e com o bojo mais aberto para potencializar o aroma fresco e as notas frutadas. Caso eu esteja em falta, a indicada para o vinho branco também pode ser utilizada.

Taça ISO

     Esse é o meu formato coringa, pois foi elaborado para servir todos os vinhos sem perder o prazer da degustação. Sendo assim, minha abertura é mais estreita e a altura do bojo é menor que a das outras taças.

     Agora que você sabe tudo sobre mim, aproveite ao máximo o potencial do seu vinho, especialmente aqueles de Piemonte, onde são produzidos os rótulos da Ca’del Profeta.

     De todos que já recebi em meus bojos, esses estão entre os meus favoritos.

1 comentário

Juvenal Telles Rodrigues

E a mesma casa ristorante do ex jogador Ernani?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Finalizar compra