TIPOS DE SOLO - AROMA E SABOR

Você sabia que o tipo de solo afeta o sabor e o aroma do vinho?

O tipo de solo é um elemento fundamental para a produção de vinho e tem uma influência significativa tanto na qualidade quanto nas características da bebida.

Isso acontece porque os nutrientes, a água e o oxigênio fornecidos para as raízes da videira, além da presença de microorganismos que ajudam a protegê-las de pragas e doenças, afetam diretamente as uvas.

Para cada tipo de solo, esse processo acontece de uma maneira única e é exatamente isso que vamos explorar nesse artigo. Prepare sua taça de vinho e continue a leitura.

O papel do solo dentro do terroir

     Terroir é o termo para designar regiões com características particulares de solo, clima, topografia e processos de produção utilizados pelos homens. O resultado são vinhos exclusivos e especiais.

     Dito isso, concluímos que a variedade de solo não é, sozinha, responsável pela qualidade e pelo sabor do vinho, mas os elementos presentes em sua composição influenciam como as videiras crescem e se desenvolvem. São eles:

  • o pH da terra;
  • a disponibilidade de nutrientes;
  • a ocorrência ou não de água;
  • a topografia e a altitude do terreno;
  • a variação térmica ao longo do dia;
  • a incidência da luz do sol, de ventos e de chuva.

Quais são os principais tipos de solo?

     Cada tipo de solo tem suas próprias características químicas e físicas. Confira:

Solo arenoso

     Sua textura granulada oferece ótima drenagem e retém muito bem o calor, além de apresentar propriedades que afastam as pragas. Produz vinhos mais concentrados em aromas e com sabores frutados, como os da região de Piemonte, onde está a Ca’del Profeta, e em Mendoza, na Argentina.

Solo argilo-calcário

     Retém e drena a água muito bem, garantindo uma boa quantidade de nutrientes e um bom pH para a produção das uvas. O resultado são vinhos de grande excelência e sofisticação, além de limpos e refinados. Esse tipo de solo é encontrado nas regiões de Champagne, Bordeaux, Toscana, entre outros.

Solo calcário

     Apresenta baixa presença de matéria orgânica e pH elevado, que aumentam o nível de acidez das uvas. Os vinhos são mais refinados e frescos, e podem ser encontrados nas regiões de Loire e Champagne, na França, e em algumas áreas da Califórnia.

Solo rochoso

     Tem por característica reter muito bem água e calor. Sua estrutura por camadas regula bem a umidade e permite que as raízes das plantas busquem nutrientes par garantir um completo desenvolvimento. Como consequência, os vinhos são cheios de taninos, encorpados e fortes, além de serem intensos em cores, aromas e no paladar. Esse solo é típico na região do Douro, em Portugal, no vale do Mosel, na Alemanha, e em Rhône, na França.

Conclusão

     Os tipos de solo para cultivo de uvas é um tema fascinante e complexo. Abordamos apenas os principais, sendo que existem regiões nas quais ninguém imaginaria ser possível o cultivo de vinhas, mas que produzem bebidas incríveis e únicas, como nos solos da Costa Rica e Etiópia.

     Agora que você sabe melhor sobre esse assunto, que tal provar nossos rótulos produzidos no solo arenoso de Piemonte?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Finalizar compra