PODAR PARA CRESCER E FRUTIFICAR

     A poda é um dos estágios mais importantes para garantir uma boa safra de uva. Mais do que cortar os galhos, essa prática permite limitar o número de cachos para potencializar a qualidade, a capacidade de produção e o vigor do crescimento dos ramos.

     Além disso, as gemas férteis selecionadas favorecem uma maior concentração de açúcar e compostos aromáticos, fundamentais para a frutificação, qualidade e manutenção da estrutura da videira.

"A parte da podadura é uma das mais interessantes porque é possível fazer um paralelo com a nossa vida. É o caso da minha transição do futebol para o empreendedorismo. Chega um momento que é preciso podar, porque o que que deu fruto até agora não significa que continuará rendendo no futuro. É necessário observar bem os galhos, os ramos e as gemas para definir qual direção seguir, o tipo de podadura ideal e cortar o que deve ser cortado." - Hernanes - Ca`Del Profeta.

Por que podar?

     A poda estimula novas brotações a partir de gemas dormentes. Uma videira está apta a produzir depois de 3 anos de plantio. Nesse período, as raízes absorvem nutrientes e ramos vegetativos que sustentam os cachos. Com o passar do tempo, a produção aumenta até a planta atingir sua maturidade. Aí é que surge a necessidade da poda, pois a videira só produz cachos em ramos novos e se não houver podagem, eles serão cada vez mais escassos.

     Vale ressaltar que, normalmente, um videira frutifica em ramos que se desenvolvem de sarmentos do ano anterior. Um ramo que gerou frutos não produzirá novamente, por isso deve ser substituído por outro que ainda não produziu.

Quando ocorre a podagem?

     A poda nada mais é do que a preparação de um novo ciclo. Por isso, a época perfeita de podagem se dá no final do inverno, quando as videiras já estão praticamente sem folhas. É o chamado período de dormência.

     Durante a poda, as plantas apresentam o “choro da videira”, que é o esvaziamento da seiva nas cicatrizes de onde foram cortados os ramos. Esse líquido adocicado é o sinal de que as raízes estão ativas e que as plantas já estão prestes a brotar.

Tipos de poda

Existem três tipos de podas e elas são realizadas de acordo com a idade da videira:

  • Poda de Formação: proporciona a forma adequada de crescimento de acordo com o sistema de sustentação escolhido. Quanto mais o ramo se aproximar da posição vertical, maior será o seu vigor.

  • Poda de Frutificação: é a que prepara a videira para a próxima safra e também é conhecida como poda de produção.

  • Poda de Renovação: consiste na eliminação de partes da planta que não são mais produtivas, substituindo-as por sarmentos mais jovens.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Finalizar compra