HERNANES, O PROFETA E O PIEMONTE

     Sabe o que é raridade? É ter um jogador de futebol e produtor, que leva a mesma dedicação e qualidade dadas em campo à produção de vinhos italianos, equilibrados e marcantes.

     Como um hobby, uma paixão e um lugar para morar, nasce a “Ca’ Del Profeta” no Piemonte, no noroeste da Itália, uma região de clima continental, caracterizada pelo inverno e verão bem marcados por sua temperatura, o que garante uma identidade única aos vinhos.

     Em italiano, o nome “Piemonte” significa “ao pé das montanhas”, devido à sua geografia montanhosa, formada por um solo de calcário, areia, argila, granito e giz, e rodeada pelos Alpes Franceses.

     Dentre as castas da região, a mais importante é a Nebbiolo, que remete à nebbia (em português, “névoa”), a neblina que cobre, nas primeiras horas do dia, as colinas de cultivo onde são produzidas as uvas das quais fabricam-se grandes vinhos tintos, como o “Barolo” e o “Barbaresco”. Já a Barbera é uma das mais plantadas e populares da Itália e a nossa principal casta, que dá origem ao Barbera D’Asti e ao Efraim.

     Devido à necessidade de um clima mais ameno para garantir a qualidade da produção, como acontece na região citada no parágrafo acima, os vinhos do Piemonte tendem a ser mais rústicos e ácidos, mas, quando barricados, amadurecem e se transformam, como é o caso do Efraim, que é o Barbera D’Asti após passar por esse processo em carvalho francês durante 12 meses.

     "Os vinhos da Ca' Del Profeta  estão adquirindo uma clareza maior de sua identidade, sendo mais frutados, aromas mais finos e intensos bem como tendo um corpo que traduz melhor as características da região, tudo motivado pelas mudanças promovidas na viticultura desde o início do projeto quando Hernanes decidiu que seus vinhos deveriam ser mais naturais, mais vivos e potencializando sua identidade regional.", palavras de Diego Dequigiovanni, Diretor da Ca' Del Profeta Itália.

     O Piemonte é marcado por sua grande produção de uvas tintas, pois, além da Nebbiolo e da Barbera, há a Brachetto, Dolcetto, Grignolino, Freisa e algumas variedades de cepas francesas; sem contar com as castas brancas, Arneis, Cortese, Moscato Bianco Malvasia e Chardonnay, que também garantem seu espaço.

     Agora que já conhecem um pouco do noroeste da Itália, é hora de saberem que essa história do jogador, Hernanes, e de sua produção de vinhos, começou de forma simples, por uma questão de costume, hábito e saudabilidade e, também, por sua preferência em consumir sucos naturais, que são escassos no país. Ademais, seguindo a tradição italiana, o que mais se consome advindo das frutas, são os vinhos.

     A partir disso, de taça em taça e garrafa em garrafa, surge a oportunidade de uma residência em um vinhedo, que possibilitou consolidar essa paixão chamada “Ca’ Del Profeta”.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Finalizar compra