O DECANTER

     Muitas pessoas não conhecem bem a minha função, mas eu torno a experiência de degustar um vinho mais saborosa. A propósito, muito prazer, eu sou o decanter.

Uma deliciosa oportunidade para explorar os seus sentidos

     Pra começar, minha primeira responsabilidade é ser um “limpador” de impurezas, ou seja, separar o líquido dos seus sedimentos.

     Mas também proporciono uma ação gustativa especial, e é aí que eu faço muito sucesso: a oxigenação do vinho.

     Esse processo destaca as notas aromáticas e gustativas mais importantes da bebida, pois permito um maior contato do vinho com o ar, resultando em vinhos mais abertos, que demonstram melhor suas características e aromas, se comparado ao consumo diretamente da garrafa.

     Durante a decantação, você terá uma experiência gradativa porque vai perceber a transformação do sabor do vinho com o passar do tempo.

Importante: Vinhos brancos, rosés e espumantes são muito sensíveis à luz e ao oxigênio, logo não recomendo a minha utilização nesse caso.

Por quanto tempo o vinho deve ser decantado?

     Cada vinho tem suas características de decantação e muitos deles contêm essa informação no rótulo. Porém, separei alguns exemplos abaixo para que a sua degustação seja perfeita.

  • Tintos leves (Zinfandel, Pinot Noir, tintos da Borgonha) - até 30 minutos
  • Tintos médios (Cabernet Sauvignon, Merlot, Bordeaux, Côtes du Rhône) - entre 1 e 2 horas
  • Tintos encorpados (Syrah, Sangiovese, do Porto, Brunello di Montalcino, Barolo) - 3 horas ou mais

Dicas de decantação do vinho

  • Transfira o conteúdo da garrafa para o decanter lentamente.
  • Faça um teste consumindo a bebida antes e depois de passar pelo decanter. Assim você vai perceber as transformações promovidas pela oxigenação.
  • Faça movimentos circulares a cada 15 minutos para ajudar no desenvolvimento do vinho.
  • Não conserve o vinho por muito tempo no decanter após iniciar a degustação para ele não perder seu potencial e para que, aos poucos, você domine o processo de decantação.
  • Evite guardar o decanter com vinho na geladeira, pois isso interfere negativamente no sabor e no aroma.

     Agora que você já sabe como eu potencializo o sabor da sua bebida favorita, que tal degustar um dos rótulos da Ca’del Profeta em um decanter? Consulte nosso catálogo e explore ainda mais seus sentidos.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.