Borbulhantes: as diferenças entre Espumantes, Frisantes e Champagne

Quando se trata de vinhos efervescentes, a diversidade vai além das simples borbulhas. Espumantes, Frisantes e Champagne são categorias que encantam seus apreciadores, cada uma com suas características únicas, que vão desde os métodos de elaboração até o paladar final. Continue a leitura e descubra o que difere uma bebida da outra.

🍾Espumantes: A Magia das Borbulhas

Os espumantes são conhecidos pela atmosfera festiva que proporcionam. Produzidos em todo o mundo, esses vinhos passam por um processo podendo ser o "Método Clássico" ou "Método Charmat".

No método Clássico, a segunda fermentação ocorre na própria garrafa, criando as tão desejadas bolhas. Já no método Charmat a segunda fermentação ocorre no tanque.

Os espumantes podem variar em estilo, desde os secos até os mais doces, e são uma escolha popular para celebrações.

🍾Frisantes: Leveza e Frescor 

Os frisantes oferecem uma experiência efervescente mais suave. Esses vinhos possuem menos pressão em relação aos espumantes, já que não passam por uma segunda fermentação.

A fermentação ocorre em tanques e posteriormente é adicionado o gás. Geralmente mais leves e frescos, os frisantes são ideais para momentos descontraídos e refeições ao ar livre.

🍾Champagne: O Francês

A categoria mais prestigiosa entre os vinhos efervescentes é o Champagne, originário da região de mesmo nome, na França e segue um rigoroso processo de elaboração. Em sua versão clássica, é produzido com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Porém, hoje já encontramos variações que se concentram exclusivamente nas uvas Chardonnay e Pinot Noir, realçando assim algumas características específicas.

A segunda fermentação ocorre na garrafa, e o vinho passa por um longo período de envelhecimento nas adegas. O resultado é uma bebida elegante, com complexidade de aromas e sabores, além de uma efervescência refinada.

 

Independentemente da escolha, a experiência de saborear essas bebidas é sempre acompanhada de celebração e felicidade, tornando cada gole um momento memorável.

E por falar em celebrar, que tal deixar suas comemorações mais deliciosas com o nosso premiado vinho 🍾Brachetto Momentum? Confira abaixo algumas das suas principais características:

➖Vinificação: maceração a frio por 48 horas, filtragem e resfriamento a 0⁰C e subsequente fermentação a temperatura controlada (16⁰C) por 6 dias;

Amadurecimento: alguns meses sobre as leveduras;

Notas gustativas: cor vermelho cereja límpido e brilhante com perlage fina e persistente. No nariz é delicado e aromático, com notas de rosa mosqueta. Na boca é doce, fresco e harmonioso.

Até a próxima! Saúde 🥂

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Finalizar compra