BLEND X VARIETAL: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS

No mundo do vinho, dois termos fundamentais surgem com frequência: blend e varietal. Cada um desses processos de vinificação oferece uma experiência única para os apreciadores, com características distintas e sabores que contam histórias diferentes. Continue lendo e descubra suas diferenças.

Vinho Varietal: Celebrando a Singularidade da Uva

O vinho varietal é produzido a partir da ordem de cada país produtor, ou de uma região, sendo normalmente um mínimo da casta principal entre 75 e 85%, permitindo que suas características distintas se destaquem. Isso significa que se você estiver degustando um Cabernet Sauvignon varietal, por exemplo, está explorando as nuances e o perfil sensorial específico dessa casta.

A pureza da expressão varietal é o que torna esses vinhos tão fascinantes. As uvas são cultivadas e colhidas com o intuito de preservar suas características autênticas, criando vinhos que revelam o melhor de uma casta em particular. Essas características revelam a particularidade da casta, local onde o vinho é elaborado, como o país e a região.

Blend: A Arte da Harmonização

Por outro lado, um blend é o resultado da combinação de duas ou mais variedades de uva. Essa prática permite aos enólogos criar uma gama de sabores e aromas que se complementam de maneira única.

Algumas combinações certeiras são:

  • Merlot com Cabernet Sauvignon
  • Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier
  • Cabernet Sauvignon, Malbec ou Syrah
  • Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Syrah

Como escolher o Blend Perfeito?

A escolha das uvas em um blend é uma verdadeira alquimia. Cada variedade contribui com suas próprias características, e o desafio está em encontrar a harmonia ideal. Por exemplo, a riqueza de sabores e os taninos da Cabernet  podem ser suavizados pela maciez e frutuosidade da Grenache ou da Syrah, resultando em um vinho que é ao mesmo tempo robusto e elegante.

Conclusão: Uma Jornada de Descobertas

Em última análise, a escolha entre um vinho blend e um varietal é uma questão de preferência pessoal. Enquanto os varietais oferecem uma experiência mais focada e intensa em uma única casta, os blends proporcionam uma rica variedade de sabores, criada com maestria pelo enólogo.

Os processos de varietal e blend só comprovam as vastas possibilidades que um vinho oferece. Que tal escolher um rótulo da Ca’Del Profeta e experimentar o sabor marcante das nossas uvas?

Neste ponto destacamos os nossos premiados vinhos Barbera D´asti, clique aqui para ver nossa carta.

Até a próxima. Saúde. 🍷

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Finalizar compra