COMO CONSERVAR O VINHO APÓS ABERTO?
No momento em que uma garrafa é aberta, inicia-se um processo de mudança do vinho, pois o líquido entra em contato com o oxigênio. Sendo assim, para manter suas características originais é necessário o máximo de vedação.
Geralmente, o apreciador de vinho só fica satisfeito ao tomar a última gota, porém, caso sobre um pouco, há métodos bem eficientes de conservação para continuar vivendo ao máximo bons momentos com a nossa bebida favorita.
- Use sempre a mesmarolha
Essa solução só é válida se há a intenção de voltar a consumir mais tarde ou, no máximo, no dia seguinte, pois, após esse período, as alterações no sabor e no aroma já começam a ser percebidas. Há também a opção de utilizar vedantes de metal, que podem ser lavados e não têm cheiro.
- Sistema a vácuo
Esse acessório que extrai o oxigênio da garrafa é uma excelente alternativa para minimizar o contato do ar com o vinho. De acordo com alguns fabricantes, o sistema a vácuo preserva a bebida por até uma semana.
- Dica
O ideal é guardar o vinho já aberto em uma adega, mas caso levar à geladeira, evite colocá-lo na porta, pois o abrir e fechar existe uma variação da temperatura neste local; ideal é deixar a garrafa deitada.
O tempo certo para cada tipo de vinho
- Espumante (Cava, Champagne e Prosecco):1 a 2 dias na geladeira, com rolha metálica própria. A bebida elaborada pelo método tradicional pode durar mais tempo que o charmat;
- Branco ou Rosé (Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Riesling): 1 a 3 dias, com rolha de cortiça. Devido à acidez elevada, a tendência é durar mais do que os vinhos brancos encorpados e tintos;
- Branco Encorpado (Chardonnay, o Sémillon e Marsanne): 1 a 2 dias na adega, com rolha de cortiça. Tem menos tempo de duração devido ao maior contato com o oxigênio durante a maturação em barris;
- Tinto: 1 a 2dias na adega ou em ambiente escuro e arejado, com rolha de cortiça;
- Tintos encorpados (Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat): duram até 3 dias devido à maior concentração de acidez, álcool e taninos.
- Tintos leves (Gamay, Pinot Noir e Carménère sem carvalho): menos tempo de duração por causa da baixa quantidade de taninos.
- Fortificado (Madeira, Porto e Jerez): até 28 dias em adega ou ambiente escuro e arejado, com rolha de cortiça. Seu tempo de duração está diretamente ligado à quantidade de açúcar e de adição de álcool vínico.
- Dica 2: guarde a garrafa na horizontal quando vedado com a rolha de cortiça, pois isso faz com que o vinho mantenha a rolha úmida. E na vertical nos casos que usar sistemas de vácuo.
Use essas dicas de conservação e sinta ainda mais prazer ao apreciar um bom vinho!
Deixe um comentário
Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados